segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dragão Azul o Pokémon

Glaucus Atlanticus, ou como é chamado por muitos, dragão Azul, é nada mais nada menos do que um dos mais raros e belos moluscos. Seu tamanho normal é de três centímetros, dependendo da idade do mesmo. É cinza prateado no lado da dorsal e escuro e pálido azul ventralmente. Possui listras azuis escuras no rosto. Possui um corpo cônico o qual é achatado, e possui também seis apêndices que se ramificam em raios. Possui rádula e apresenta dentes serrilhados como os dos ursos.

Antes de continuar a noticia, da uma passadinha no link: https://www.youtube.com/user/TheLordbelroar





Glaucus Atlanticus é um ”parente” relativamente próximo de Glaucilla marginate, vive em uma próxima associação com o que o Senhor Alistair Hardy descreveu a muitos anos atrás como ”The Blue Fleet” que significa ”Frota Azul” quando trazido ao português. Os sifonóforos como Physalia , Velella , Porpita e os outros animais associados, incluindo os “caracóis violeta” do gênero janthina . Todos estes animais flutuar na superfície do mar a ser transportado pela corrente e dos ventos. Ambas as espécies passam a vida flutuando de cabeça para baixo na água, por uma bolha de gás em seus estômagos.

Os dois nudibrânquios alimentam quase exclusivamente em Physalia, e como Tom Thompson e Isobel Bennett relatou alguns anos atrás, parece que eles são capazes de selecionar a mais venenosa das picadas Physalia de nematocistos para seu próprio uso. Como a maioria dos aeolids, armazenam os nematocistos em sacos especiais na ponta do seu cerata.

Há uma série de relatórios da Austrália de crianças envolvidas em “Bluebottle” lutas – onde eles jogam Physalia presos um ao outro – ser mal picado por, inadvertidamente, jogando com Glaucus e Glaucilla, os quais, por concentrar a mais venenosa de nematocistos Physalia, o são muito mais mortal.

Outra característica interessante das duas espécies é a sua coloração. Ambos apresentam um exemplo clássico de countershading (Padrão de cor comum em animais, em que o lado dorsal (lado superior) do animal é mais escuro do que o lado (inferior) ventral. Um tal padrão proporciona cor de camuflagem para o animal quando visto de cima, de baixo, e até mesmo a partir do lado) cor. Seu pé e inferiores do cerata, (que, porque eles flutuam de cabeça para baixo é efetivamente sua superfície dorsal), é azul ou azul e branco que ajuda a camuflá-los dos predadores (aves marinhas) de cima. Sua superfície dorsal verdadeiro, que está voltado para baixo na água, é cinzento prateado eficazmente os camuflar a partir de peixes olhando de baixo para cima.

Este molusco esta distribuído em todo os oceanos do mundo, em clima temperado e tropical águas.
Regiões onde esta lesma é encontrada incluem o Leste e Sul da Costa da África do Sul , as águas europeias, na costa leste da Austrália e Moçambique . Esta espécie flutua de cabeça para baixo sobre a tensão de superfície do oceano.

Fonte: http://www.segredos.org/

Um comentário: